terça-feira, 8 de novembro de 2011

SÍNDROME DO ESTRESSE MEDIAL TIBIAL E SESAMOIDITES

     Olá a todos. Primeiramente gostaria de agradecer pelos elogios, dicas e sugestões que os leitores do blog têm me mandado. No decorrer dos post vou falar sobre os temas por vocês sugeridos.
     Os assuntos de hoje são pouco comentados no ciclismo mas que considero muito importantes. Falaremos sobre duas patologias não tão comuns, mas muito incapacitantes para o ciclismo quando não diagnosticadas a tempo. Síndrome do Estresse Medial Tibial e Sesamoidites. Dois problemas causados muitas vezes pelo posicionamento incorreto da sapatilha sobre o pedal e técnicas incorretas de pedalada. Hoje vamos nos atentar apenas na lesão. Um outro post será necessário para discutirmos sobre o correto posicionamento do taquinho e técnicas de pedalada.

Síndrome do Estresse Medial Tibial (SEMT)
     É uma lesão que deve ser limitada por uma inflamação musculotendínea, não entrando nessa classificação a fratura por estresse e síndromes compartimentais. A pronação excessiva dos pés e calçados inadequados podem levar ao desencadeamento do quadro (TEMAS DE REUMATOLOGIA CLÍNICA - VOL. 9 - Nº 3 - JUNHO DE 2008).
     A pronação é um movimento normal da mecânica corporal. Quando depositamos peso sobre o pé, o mesmo prona para absorver a carga. Já a hiperpronação se dá quando essa pronação é anormal, muito elevada, ocorrendo um aumento na demanda dos músculos anteriores da perna.
     O sintoma geralmente se da por dor na região medial do terço inferior da perna sendo que essa dor pode aumentar gradualmente durante a atividade ou até mesmo diminuir com a atividade e após sua pausa a dor reaparece.

     Não há um estudo científico sobre esse problema relacionado ao ciclismo porém o que se imagina é que uma técnica de pedalada incorreta (calcanhar abaixo do pedal quando o mesmo se encontra em seu ponto mais inferior da pedalada) pode levar ao aparecimento dessa lesão. Desbalanço de forças entre os músculos anteriores e posteriores também pode ocasionar essa lesão assim como o posicionamento incorreto do taquinho junto a sapatilha e pedal.
     O tratamento é bem simples e realizado com a utilização de gelo,antiinflamatórios, alongamentos e fortalecimento porém uma boa técnica de pedalada e um ótimo posicionamento sobre sua bike ajudam no tratamento da doença.
     A prevenção também é muito importante. Realize sempre exercícios de fortalecimento e alongamento, cuidado com sua planilha de treinos, ela pode estar sobrecarregando seus músculos e articulações e claro, não deixa de fazer o sue Bike fit!!!

Sesamoidites
     Os sesamóides são dois pequenos ossos encontrados logo abaixo da cabeça do primeiro metatarso e atuam como braço de alavanca para os flexores do halux e ajudam a suportar o peso do corpo. A dor é localizada sob o primeiro osso do pé, podendo aumentar gradualmente, podendo ocorrer fratura do mesmo. Vermelhidão e inchaço no local também podem ocorrer. O paciente terá dificuldades no apoio do pé e também para extender e flexionar o hálux.
     Um calçado adequando e até mesmo órteses são muito bem vindos para a prevenção da lesão.
     Para o tratamento é indicado analgésico e antiinflamatórios (receitado pelos médicos), uso de gelo, uso de calçado com sola macia, alongamentos e órteses para diminuir a pressão na região.






Espero ter ajudado quem estava com dúvidas a respeito da lesão acima. Fiquem a vontade para perguntar mais ou para indicar um novo tema pelo e-mail o2studiosaude@gmail.com

AGENDE JÁ O SEU BIKE FIT, ligue para (19)3808.6495

Um comentário:

  1. Agradecemos pelas informações obtidas neste blog. Fantástico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...