quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SÍNDROME DA BANDA ILEOTIBIAL

     Numa série de artigos, falaremos sobre algumas lesões que acometem o ciclista. A lesão de hoje, como o próprio título do post diz é a Síndrome da Trato Iliotibial.

    
     O Trato iliotibial nada mais é do que uma faixa de tecido fibroso com origem na crista ilíaca (região da bacia)assim como nos músculos Tensor da Fáscia lata, Glúteo Máximo e Médio e inserção na tíbia e fíbula.
     A Síndrome do Trato iliotibial nada mais é do que a inflamação da porção final do trato, causada pela fricção da banda iliotibial no epicôndilo femoral (região lateral do joelho)



     No ciclismo o joelho realiza movimentos de flexo-extensão a aproximadamente 80x/minuto ou 4800x/hora pedalada. Em torno de 30º de flexão de joelho o Trato Iliotibial está posicionado atrás do epicôndilo lateral do fêmur e na extensão da perna ele se posiciona na região anterior do epicôndilo lateral do fêmur, causando assim o atrito.
     As causas mais comuns para essa inflamação encontradas são:
          - Encurtamento do Trato
          - Joelho Varo
          - Pés Cavos
          - Hiperpronação do pé
          - Diferença no tamanho dos membros inferiores
          - Epicôndilo lateral do fêmur proeminente
          - Fraqueza dos músculos do quadril
          - Overuse
          - Altura do Selim inadequada (muito elevado)
          - Rotação interna da Sapatilha

     O diagnóstico da lesão é feita da seguinte forma:
          - Identificação e compressão do local da dor
          - dor na fexo-extensão do joelho ou no apoio unipodal
          - Dor ou incapacidade de realizar salto unipodálico
          - Limitação de movimentos do quadril

     O tratamento dessa lesão geralmente é realizado através de medicamentos, repouso e técnicas de fisioterapia como equipamentos para melhorar a dor e inflamação, alongamentos e fortalecimento.
     Como experiência própria utilizo também técnicas osteopáticas para um melhor alinhamento das articulações do pé, joelho e quadril.
       Devemos ficar atentos também ao seguinte fator. De nada adianta tratarmos essa lesão no ciclista se o mesmo não estiver bem posicionado em sua bike. Quando o Bike Fit não é realizado, não estaremos tratando a causa do problema, facilitando assim a volta do problema após um tempo do final do tratamento.
      No O2 Bike Fit temos os recursos necessários para deixar a sua bike ajustada a você. Não deixe de fazer o seu bike fit, o seu corpo agradece!!!



      Espero ter ajudado quem estava com dúvidas a respeito das lesões acima. Fiquem a vontade para perguntar mais ou para indicar um novo tema pelo e-mail o2studiosaude@gmail.com Deixe também o seu comentário. Ele nos ajuda a deixar o blog mais interessante a vocês.
AGENDE JÁ O SEU BIKE FIT, ligue para (19)3808.6495

Um comentário:

  1. É impressionante o número de pessoas que não têm conhecimento ou acesso a um bom e correto bike fit.
    Abraço, Ludão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...