quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NEUROPATIAS NO CICLISMO

     Lesões traumáticas são relativamente raras no ciclismo sendo que as lesões nervosas são as mais comuns. Em três pontos de contato do ciclista na bicicleta é que encontramos as principais lesões: Guidão( Nervo Ulnar e Medial), Selim (Nervo Pudendo) e pé (Parestesia nos pés).
     Abaixo falaremos mais sobre cada uma dessas lesões:
Lesão do Nervo Ulnar e Medial
     Também conhecido como Síndrome do Canal Cubital, é o problema mais frequente quando comparado a outras lesões nervosas. É uma lesão causada pela compressão do nervo na maioria das vezes na região do Canal de Guyon. Os sintomas consistem inicialmente na dormência e formigamento dos dedos anelar e mínimo e se deixado sem tratar pode causar a longo prazo a diminuição de força nessa região.
   
    As principais causa desse problema são uma bike com ajustes errados tais como selim inclinado para baixo e o alcance muito grande, o que aumenta o peso nas mãos. A prevenção é feita através de um bike fit preciso, não deixando causar hiperextensão, uso de luvas acolchoadas e fitas para guidão.
     Já o Nervo mediano, menos comum, é geralmente lesionado em longos percursos. Os sintomas são de formigamento e dormência nos dedos polegar, indicador e médio.

Lesão do nervo Pudendo
     Esse nervo deriva do Plexo Sacral. É um nervo misto que inerva o períneo e o genital. O trajeto percorrido pelo nervo nos mostra vários pontos vulneráveis a lesões porem a região de maior vulnerabilidade é quando o mesmo emerge por debaixo da sínfese púbica. Com a inclinação do ciclista a frentee e o selim inclinado a compressão nessa região se torna ainda maior.
     Dois fatores são fundamentais para a prevenção dessa lesão: Mudança no estilo de pilatagem e no tempo de atividade bem como modificar o modelo do selim e o seu posicionamento. Ambos visam minimizar a compressão do nervo.
      As mulheres também podem sofrer com essa lesão.





Dormência nos Pés
     Tenho recebido muitos ciclistas com o relato de dormência nos pés, por isso abordarei também esse problema,mesmo sendo geralmente transitório e não causando lesões graves a longo prazo. As causa mais comuns são sapatilhas pequenas ou muito apertadas, pinçamentos lombares e desabamento do arco plantar.





Espero ter ajudado quem estava com dúvidas a respeito das lesões acima. Fiquem a vontade para perguntar mais ou para indicar um novo tema pelo e-mail o2studiosaude@gmail.com

AGENDE JÁ O SEU BIKE FIT, ligue para (19)3808.6495.





Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...