Lesões traumáticas são relativamente raras no ciclismo sendo que as lesões nervosas são as mais comuns. Em três pontos de contato do ciclista na bicicleta é que encontramos as principais lesões: Guidão( Nervo Ulnar e Medial), Selim (Nervo Pudendo) e pé (Parestesia nos pés).
Abaixo falaremos mais sobre cada uma dessas lesões:
Abaixo falaremos mais sobre cada uma dessas lesões:
Lesão do Nervo Ulnar e Medial
Também conhecido como Síndrome do Canal Cubital, é o problema mais frequente quando comparado a outras lesões nervosas. É uma lesão causada pela compressão do nervo na maioria das vezes na região do Canal de Guyon. Os sintomas consistem inicialmente na dormência e formigamento dos dedos anelar e mínimo e se deixado sem tratar pode causar a longo prazo a diminuição de força nessa região.
As principais causa desse problema são uma bike com ajustes errados tais como selim inclinado para baixo e o alcance muito grande, o que aumenta o peso nas mãos. A prevenção é feita através de um bike fit preciso, não deixando causar hiperextensão, uso de luvas acolchoadas e fitas para guidão.
Já o Nervo mediano, menos comum, é geralmente lesionado em longos percursos. Os sintomas são de formigamento e dormência nos dedos polegar, indicador e médio.
Lesão do nervo Pudendo


As mulheres também podem sofrer com essa lesão.
Dormência nos Pés

Espero ter ajudado quem estava com dúvidas a respeito das lesões acima. Fiquem a vontade para perguntar mais ou para indicar um novo tema pelo e-mail o2studiosaude@gmail.com
AGENDE JÁ O SEU BIKE FIT, ligue para (19)3808.6495.
Emprisionante e grande importância parabéns pela matéria.
ResponderExcluir