domingo, 2 de outubro de 2011

DORES NO JOELHO E O CICLISMO

     "Se meus joelhos não doessem mais... diante de um bom motivo que me traga fé... que me traga fé"


     Não sei por que mas sempre que penso em joelho me lembro dessa música. É isso mesmo amigos ciclistas. Hoje vou falar um pouco das principais lesões que acometem a articulação do joelho no ciclismo. Quem nunca sentiu dor no joelho que dê a primeira pedalada, falava um amigo meu!!!!
     Bom, vamos ao que interessa.

     Como todos já sabem, o movimento dos membros inferiores é muito repetitivo no ciclismo. Alguns ciclistas chegam a realizar cinco mil rotações em algumas provas. Sendo assim, o menor sinal de desalinhamento, seja ele anatômico ou do equipamento, pode levar a disfunções, dor e comprometimento da performance.

Abaixo vocês vão encontrar as principais lesões que encontro aqui no Studio durante as avaliações do Bike Fit.

Síndrome Patelofemoral
     Dor localizada na região anterior do joelho geralmente mais internamente. A dor piora ao descer e subir degraus ou quando o paciente fica muito tempo sentado. Nos ciclistas a dor normalmente ocorre após o pedal.
     As causas dessa síndrome ocorrem pelo desequilíbrio entre as cadeias musculares do membro inferior, tanto no quesito força como flexibilidade, levando a patela a não "correr" adequadamente em seu trilho, causando uma hiperpressão na face anterior do joelho.
     No ciclista essa lesão pode ocorrer pelo posicionamento do selim muito elevado e a frente e também pela rotação interna ou externa da sapatilha.

Dor nos Isquiotibiais (Posterior da coxa) e Panturrilha
     A dor é localizada na região posterior do joelho. Se a dor ocorrer durante a flexão plantar resistida podemos pensar em uma lesão relacionada a panturrilha e se a dor ocorrer durante a flexão do joelho pode estar relacionada com uma lesão no posterior da coxa (isquiotibial).
     As causas para esse problema vem de selins muito alto e posicionados posteriormente, assim como rotação interna da sapatilha. Posteriores de coxa com força diminuida e quadriceps com pouca flexibilidade também podem levar a dor.

Condromalacia
     Caracterizada por dor e creptação na região anterior do joelho. Essa condição pode ser ocasionada por ruptura da cartilagem sinovial ou por uma inflamação crônica dessa estrutura. Forças de cisalhamento excessiva sobre os côndilos femorais e patela desalinhada contribuem para a degradação da cartilagem articular.
     É importante lembrar que um mal alinhamento patelar pode vir de problemas nos pés como "pés chatos", hiperpronação do pé, valgismo no retropé.
     No ciclismo essa dor é acarretada em subidas ou quando o ciclista usa marchas altas associado a cadência lenta.

Tendinite do Quadríceps
     Caracterizada por dor medial ou lateralmente na região supra-patelar (inserção do tendão do quadríceps na patela). Nos ciclistas é mais comum encontrar-mos dor na região lateralmente.
     Pode ser causada por um trauma agudo ou por movimentos repetitivos associado ao posicionamento inadequado na bicicleta.
Espero ter ajudado quem estava com dúvidas a respeito das lesões acima. Fiquem a vontade para perguntar mais ou para indicar um novo tema pelo e-mail o2studiosaude@gmail.com 

Deixe também o seu comentário. Ele nos ajuda a deixar o blog mais interessante para vocês.

AGENDE JÁ O SEU BIKE FIT, ligue para (19)3808.6495

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...